quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Sobre Rudolf Steiner

Foi com alguma estranheza que recebi a missão de procurar saber e desenvolver algum conteúdo sobre o referido autor, do qual não possuía nenhuma informação. Absolutamente nada. Waldorf? Antroposofia? Agricultura biodinâmica? Dizer que sabia relacionar alguma coisa que fosse, seria amplificar ainda mais minha ignorância. Na dificuldade de conseguir sintetizar num texto algo que melhor descrevesse tal nome e respectivas realizações e, também, emitir alguma opinião sobre ambos, prefiro relacionar uma série de links que me pareceram bastante esclarecedores da trajetória desta personalidade. Confesso que faço isto inclusive pela inabilidade de ter sido atraído por seus pensamentos de forma mais imediata, os quais não me proporcionaram maior empatia, mas espero, talvez haja outra oportunidade, de me defrontar com mais de sua obra e me coloco com curiosidade suficiente para rever minhas impressões iniciais sobre o mesmo. Com isto, de maneira alguma quero declarar discordância e qualquer aversão pelos seus trabalhos e, reforço que, é apenas por não conhecê-los, que prefiro não me posicionar, com alguma paixão que seja. Aliás, se for pra emitir opinião, qual irrelevância que tenha, posso dizer que o Goetheanum reformado é obra arquitetônica que merecia maior publicidade e valorização, seja artística, científica ou turística. O que certamente promoveria mais Rudolf Steiner pelo mundo. Enfim, sem mais, aos textos que interessam.

Extenso arquivo com biografia e realizações do autor (em inglês).

Algo postado num blog português

Na wikipedia em português

Algum debate, algum questionamento sobre Steiner e outros (em inglês)

Defendendo Steiner (em inglês)

Criticando Waldorf (em inglês)

Nenhum comentário: